Olá pessoal,
no meu último blog disse que iria falar sobre o que, para mim, são mandamento fundamentais para um bom vendedor levar em sua Bíblia e estar sempre na memória para não esquecer de nenhum detalhe.
Dividi em 15 mandamentos e no primeiro Blog escrevi sobre 3 deles, agora vou falar sobre mais 03 mandamentos do vendedor.

Vendas:

AparênciaPlanejamentoConhecimento do ProdutoConhecimento da ConcorrênciaPontualidade – Persistência  – Treinamento – Objetividade – Motivação – Material de Explanação – Explanação – Conectividade – Objeções – Fechamento – Pós Vendas.

Conhecimento da Concorrência:

As vezes parece que este é um detalhe que não precisa estar tão bem treinado, mas isto é um grande engano! Afinal, quantas vezes você chegou no seu cliente e ele lhe falou da concorrência, das vantagens do seu concorrente, dos descontos, dos bônus, etc. Portanto é importante primeiro você saber quem é, ou quem são os seus concorrentes e estudar a fundo seus produtos, suas condições comerciais, sua forma de agir e o que o mercado está pensando dele. A partir daí você monta a sua estratégia de vendas. Agora, importantíssimo neste processo, nunca fale mal do seu concorrente, do produto e muito menos do vendedor, pois os clientes não gostam de vendedores que falam mal da concorrência. E ainda mais, não fosse a linha ética – que não deve nunca falar de um concorrente – tem sua própria questão de sobrevivência. Imagine se seu cliente adora os seus concorrentes, são amigos, etc. Então pense sempre na forma que você vai desbancar a concorrência, seja mostrando que seu produto é melhor, que seu produto realmente resolve o problema do seu cliente, dando melhores condições de pagamento para ele ou negociando o produto. Então, nunca vá vender um produto sem antes estudar, e muito, os seus concorrentes.

Pontualidade:

Outro item muito importante! As vezes a gente pensa que atrasar 15 minutinhos não é nada e com o trânsito do jeito que está todos perdoam. Mas sabemos que ninguém gosta de esperar, não é verdade? Seu cliente menos ainda! Imagina, você, chegar para uma reunião tendo que dar uma desculpa porque se atrasou? Você já entra para a reunião com um débito, e dependendo do cliente, um débito tão importante que pode fazer com que sua venda não evolua. Então preste muita atenção, quando marcar uma visita prepare-se para chegar no horário, não dê chances que o atraso aconteça, com certeza você já começará a reunião com moral. Pois do outro lado também há uma valorização de quem chega no horário.

Persistência:

Este é um tema que gosto muito de falar, pois acho que esta é minha principal virtude, e eu acredito muito na persistência quando bem feita e cuidada. Porém, temos que saber o limite entre o persistente e o chato: o chato liga e procura o cliente a toda hora oferecendo o mesmo produto, com o mesmo discurso, já o persistente liga ou visita o cliente sempre oferecendo uma novidade, uma promoção especial, uma forma de pagamento diferente, um novo atrativo do produto, uma nova informação do mercado, uma nova forma de enxergar o produto. Tenho a certeza que todo vendedor persistente é um bom vendedor, porque ele está sempre a procura de coisas novas para levar ao seu cliente. Ele não vai sentar na frente do cliente e repetir o mesmo discurso e mostrar as mesmas coisas, o persistente vai convidar o cliente para um almoço ou um café e as vezes nem vai no tocar no assunto vendas. Por vezes esta tática acaba sendo uma das que mais funcionam, porque mesmo você não falando sobre a venda você estará marcando sua presença enquanto o cliente se surpreenderá, pois os chatos insistem a todo o momento sobre a venda e você, com esta postura, vai fazer com que o cliente se sinta mais próximo. Afinal, nossos clientes são inteligentes e perceberão rapidamente que você é um vendedor diferenciado e se sentirão muito mais chegados a você. Nunca desista do seu cliente, seja persistente e o seu sucesso será uma questão de tempo.

 

Por Adauri Silveira,
Diretor | Ampla Brasil